sexta-feira, 3 de maio de 2013

GEPPPEC realizou reunião dia 02 de maio


Os participantes do GEPPPEC realizaram reunião de trabalho no dia 02 de maio de 2013, no Campus-Paranavaí. Em pauta a realização do Seminário de Educação do Campo agendado para a primeira quinzena de agosto.
Discutiu-se inicialmente o esclarecimento de termos como "educação do campo", "escola do campo", "do e no campo", "território" e "territorialização". O professor Aníbal Pagamunici questionou sobre a situação de escolas e colégios que atendem aproximadamente 60% de alunos nas escolas urbanas, mas que são procedentes do campo, havendo alunos que param de comparecer à escola por motivos de trabalho. Como a gestão da escola encara este problema? Como fica a situação ao demonstrarem interesse de retornar às aulas após um período de afastamento? Pode retomar às aulas? Como fica a recuperação? De acordo com o professor Vanderlei Amboni, é possível retornar e a gestão pode pensar um planejamento pedagógico sem prejudicar os "afastados" e os que permaneceram estudando.
O professor Elias Brandão, diante do exposto, disse da importância de se realizar uma pesquisa para se analisar cientificamente a situação real das escolas e alunos  do campo na Região Noroeste do Paraná.
Pensa-se que o Seminário pensado para o mês de agosto poderá contribuir com o estudo de situações concretas deparadas pelas instituições de ensino público. Por último, iniciou-se o planejamento do Seminário de Educação do Campo.
TEMA: A territorialização da educação do campo: a escola do campo na educação pública
DIAS: 13, 14 e 15 de agosto de 2013;
LOCAL: Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Campus Paranavaí) - Centro de Conferências;
INSCRIÇÕES: A ser informado;
APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS: A ser informado.

Participantes da Reunião:
  1. Vanderlei Amboni - Docente;
  2. Andriele dos Santos Rodrigues - Acadêmica;
  3. Aníbal Pagamunici - Docente;
  4. Elias Canuto Brandão - Docente;
  5. Sandra Mara Vieira da Silva - Acadêmica.