domingo, 16 de julho de 2017

REUNIÃO DO GEPEDIC – 18 de fevereiro de 2017



No dia 18 de fevereiro de 2017, a partir das 08h30, na sala do Colegiado de Pedagogia da UNESPAR-Paranavaí, reuniu-se os participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação da Diversidade do Campo (GEPEDIC) e, primeiramente foi realizado uma análise de conjuntura, onde foi observado que teremos um período conturbado político e economicamente no Brasil, desde os municípios, passando pelo Estado e em nível federal e que a crise política não haveria necessidade de existir. Do ponto de análise dos pesquisadores do GEPEDIC, a crise – nos termos políticos – foi provocada pelos políticos que almejam o poder a qualquer custo e a mesma poderá assumir proporções ainda não possível de ser calculada. Ela foi provocada pelo Congresso nacional e que está respingando com intensidade nos trabalhadores com as reformas em andamento (Previdência, trabalhista e sindical), causando desemprego em cascata.
O segundo ponto a ser discutido foram os seminários internacionais em andamento (Erexim-RS e São Carlos-SP). Sugeriu-se que os participantes do GEPEDIC devam inscrever trabalhos e participar. Neste item, discutiu-se a III Jornada Universitária em Apoio à Reforma Agrária, que será realizada em abril, dias 17 e 18 de abril, no Campus da UNESPAR, em Paranavaí.
Como terceiro ponto, foi discutido a possibilidade real de um Curso de Especialização em Educação e Diversidade dos Povos do Campo que está sendo desenhado desde o ano de 2016 pelo GEPEDIC.
Como quarto ponto, discutiu-se o I Seminário de Educação do Campo realizado pelo GEPEDIC em 2016 e que as inscrições precisam ser melhor organizadas, de preferência online.

Participantes:
1.    Elias Canuto Brandão;
2.    Cíntia Cristiane de Andrade;
3.    Vanderlei Amboni;
4.    Neide Batista Moreira;
5.    Ezilda Franco de Sousa;
6.    Rafael Cavalli Miquelan;
7.    Lizeane Heren Cândido Pereira;
8.    Aníbal Pagmunici;
9.    Emily Maiara da Silva.