Os participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Educação do Campo (GEPPPEC), da UNESPAR-Campus Paranavaí, realizaram reunião de estudo no dia 10 de outubro, com a exposição do coordenador do Grupo, professor Elias C. Brandão sobre a “Carta de Candói-PR”.
Durante a exposição uma questão central norteou o debate: “escola de tempo integral do campo”. O debate indicou que a implantação de algumas escolas com tais características carece de melhor estudo para se compreender os verdadeiros interesses do Estado do Paraná em autorizar a implementação desta modalidade de ensino, tendo em vista que o governo não vem oferecendo formação consistente aos profissionais que atuam nas escolas do campo no Paraná. O que se delineia é a manipulação e desvirtuamento por parte do Estado do conceito “educação do campo”.
Na continuidade do debate, esclareceu-se que a Carta foi elaborada por instituições e movimentos sociais que participaram das pré-conferências realizadas nas diversas regiões do Paraná no ano de 2013 e foi concluída em Candói, durante o Encontro Estadual. Outro mote destacado foi o “papel” da escola do campo, do currículo, dos PPPs e da comunidade escolar junto à escola.
Por fim discutiu-se a preparação do “Seminário de Educação do Campo” da UNESPAR-Campus de Paranavaí a ser realizado nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2013, organizado pelo GEPPPEC, assim como os gastos para elaboração de projeto em busca de recursos nos órgãos de fomento, além da confirmação dos palestrantes.
A continuação do estudo sobre a Pauta de Compromissos de Candói ficou para 2014. Para finalizar o ano, agendou-se uma reunião confraternização para o dia 28 de novembro e o local será confirmado em breve.
Participantes:
Elias Canuto Brandão.
Maria Regina Dosso.
Bruna Kathyusca Santana.
André Wilson P. de Souza.
Fabiano de Jesus Ferreira.
Vanderlei Amboni.
Participantes:
Elias Canuto Brandão.
Maria Regina Dosso.
Bruna Kathyusca Santana.
André Wilson P. de Souza.
Fabiano de Jesus Ferreira.
Vanderlei Amboni.