sábado, 30 de outubro de 2010

Reunião de estudo em vídeos

O GEPPPEC se reuniu no final da tarde do dia 29 de outubro, na UEPR-Campus de Paranavaí/PR, para mais uma reunião de estudo em Educação do Campo. Foi assistido e discutido o vídeo organizado pela coordenação de Educação do Campo da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (CED-SEED) e um documentário organizado pelo Grupo de Estudo de Políticas Públicas e Gestão Educacional (GEPPGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), intitulado "Encontro do Campo e Cidade".
Os documentários provocaram intensa discussão sobre as políticas educacionais para o campo e a falta de respeito e incentivo por parte dos prefeitos para com as escolas do campo, transportando os alunos para estudar nas cidades, enquanto poderiam fazer o inverso, transportar os educadores para as escolas do campo. Pela discussão, ficou claro que as ações dos prefeitos e secretários de Educação são econômicas e políticas, para conter gastos, prejudicando a aprendizagem, o desenvolvimento da consciência dos alunos e o trabalho dos professores, pois as salas de aulas nas cidades ficam abarrotadas, chegando a ter até 50 alunos.
A descentralização do ensino respeitará as condições políticas, sociais e culturais dos que trabalham e vivem no campo, melhorando o ensino no campo e nas cidades, pois as salas ficariam com menor número de alunos e os professores teriam melhores condições sociais, físicas e psicológicas para desenvolver o conteúdo didático, melhorar a metodologia de trabalho e atender as demandas dos alunos.
Por último foi apresentado o "Projeto de Extensão: Estágio de Vivência em Educação do Campo", divulgado abaixo.
Participantes:
Sueli Araujo Cavalcante;
Paulo Roberto Sanitá;
Fernando Krueger da Cruz;
Fabiano de Jesus Ferreira;
Taziane Portante Souto de Oliveira;
Maria Edi da Silva Comilo;
Elias Canuto Brandão.